Casa Limpa Ajax ®

Como elaborar uma lista de supermercado eficiente

Quantas pessoas você conhece que detestam ir ao supermercado? A verdade é que muita gente não gosta de ir ao supermercado simplesmente porque não sabe se organizar com antecedência, e eventualmente se esquece de comprar alguns itens, precisando voltar à loja só para buscar aquele produto que ficou faltando.

A solução aqui é criar uma lista de compras eficiente, que tornará a hora de ir ao mercado muito mais prática e agradável. Além disso, contar com uma boa lista faz com que você economize tempo e dinheiro, no fim das contas.

Criando uma base para sua lista

O primeiro passo é listar tudo o que você costuma comprar com frequência no supermercado. Laticínios, congelados e produtos de limpeza, incluindo desinfetantes como Pinho Sol e Ajax, além de produtos para lavar roupas, como os da linha Ola.

A partir dessa lista-base é só marcar quais itens precisam ser comprados dessa vez, adicionando os produtos que eventualmente desejar incluir a cada compra. Dessa forma, você não corre o risco de precisar voltar ao mercado uma segunda vez porque esqueceu de marcar um produto. Outra dica interessante é criar essa lista em seu smartphone, e, além do aplicativo de notas padrão do sistema, existem vários apps de lista de compras que podem ser baixados de graça.

Defina categorias

Sair anotando itens aleatoriamente à medida que se lembra deles não é o jeito mais eficaz de se elaborar uma boa lista de supermercado. O ideal é separar os produtos por categoria: limpeza, higiene pessoal, vegetais, temperos, carnes, bebidas, etc. Em cada categoria, listar tudo o que faz parte dela não somente deixará sua lista devidamente organizada, como também facilitará o processo de compras.

Planeje suas refeições

Essa dica pode parecer estranha à primeira vista, mas a gente explica! Ao escolher quais alimentos comprar somente quando já estiver no supermercado, além de arriscar comprar itens por impulso, você acaba decidindo o que comer no dia-a- dia com base no que há na geladeira e na despensa. Com isso, eventualmente pode acontecer de você não querer consumir nada do que tem em casa, ou desejar preparar um prato especial mas não ter todos os ingredientes disponíveis em casa. O resultado? Acabar apelando para o delivery. Mas se você planejar o que gostaria de preparar em suas refeições da semana

antecipadamente, você saberá exatamente quais itens precisará usar e garantirá sua compra, pois já terá todos eles adicionados à sua lista.

Erros que todo mundo comete, mas é possível prevení-los

Mesmo com o hábito de se criar uma lista de compras seguindo todas as dicas acima, ainda é importante tomar alguns cuidados na hora de ir ao supermercado. Um erro comumente cometido é demorar demais entre uma ida e outra à loja, pois, quanto mais tempo você levar, maior o número de

itens que você precisará carregar de uma só vez. Por isso, o ideal é elaborar uma rotina de compras

semanal, repondo os itens que estão prestes a acabar, ou que já acabaram, sem deixar acumular muita coisa. Além disso, é preciso conferir a despensa na hora de fazer sua lista de compras para ter a certeza de que não há ali nenhum produto vencido porque não foi consumido em tempo hábil. Caso encontre algo que já não esteja mais dentro do prazo de validade, descarte-o e adicione um novo item igual em sua lista!

 

Relacionados

  • Dicas rápidas para produzir menos lixo em casa
    Saiba mais
  • Truques para eliminar o pó de uma maneira mais eficiente
    Saiba mais
  • Descubra como organizar (e manter organizada) sua cozinha pequena
    Saiba mais