Ola Família ®

Como lavar à mão roupas delicadas

Uma das coisas que mais levamos em conta em nossa casa é a qualidade de tudo o que compramos. No caso das roupas, por exemplo, a intenção é que elas durem bastante tempo com a mesma qualidade mas, infelizmente, nem sempre é assim. As mais delicadas se danificam, muitas vezes, por nossa falta de conhecimento sobre como lavar à mão aquelas manchas mais difíceis de remover.

Felizmente, existem peças que não precisamos enviar para a lavagem a seco: você pode lavar a mão e no conforto de sua casa. Fazer isso é muito simples e aqui lhe daremos algumas dicas sobre como fazer:

– Lembre-se de rever a etiqueta da roupa a cada lavagem. Muitas vezes você encontrará “lavagem a seco”, o que é uma recomendação, mas ainda assim a peça pode ser lavada com água, à mão.

– Quando na etiqueta constar: “lavagem exclusivamente a seco” devemos seguir essa instrução ao pé da letra.

Uma das nossas recomendações na lavagem à mão é usar sabão líquido Ola, já que os líquidos demoram menos para dissolver que os em pó e são preferíveis para roupas delicadas.

Abaixo você pode encontrar o passo a passo da forma de lavar à mão as roupas delicadas. Estes passos se aplicam para qualquer peça de vestuário que se possa lavar com água. A diferença na lavagem à mão para a lavagem à máquina é a temperatura da água e a forma de secagem.

Como lavar roupas delicadas:

  1. Despeje num recipiente com água um pouco de sabão líquido Ola.
  2. Mergulhe completamente a peça de roupa e mexa na água.
  3. Retire-a e torça-a delicadamente.
  4. Enxágue a peça abundantemente com água limpa, até retirar todo o sabão.
  5. Retire o excesso de água colocando-a sobre uma toalha clara e limpa e enrole-a delicadamente.
  6. Pendure e deixe secar em ambiente fechado.

Como lavar peças de roupas com strass, lantejoulas ou enfeites costurados:

As peças com enfeites e detalhes são muito delicadas. É importante verificar se a aplicação é com fio ou com cola, já que, se a roupa tem aplicações com cola, esta pode estragar com a água quente. Lembre-se de sempre verificar a etiqueta para confirmar as indicações de lavagem.

  1. Em peças de roupa com aplicações e bordados, recomenda-se lavar apenas a área onde a mancha se encontra.
  2. Para as roupas de lã ou cashmere, é recomendável deixá-las repousar em água fria antes de lavar e após a lavagem torcê-las lentamente.

Em seguida, estender a peça, moldada na sua forma original, em uma toalha clara e limpa para deixar secar.

Hoje em dia muitas máquinas de lavar contam com as opções de ciclo “delicado” e “lã”. Ao utilizá-los, lembre-se de colocar suas roupas em um saco de lavagem, para que não batam com outras peças de vestuário. Boa lavagem!

Relacionados

  • Como lavar a roupa colorida
    Saiba mais
  • Conheça a temperatura ideal para lavar cada peça de roupa
    Saiba mais
  • Como fazer com que a roupa dure mais
    Saiba mais