Ola Família ®

Como lavar a roupa colorida

Sair para fazer compras e ficar encantado com uma linda peça de cor vibrante é muito fácil. No entanto, no momento de adquirir esse tipo de peça é inevitável pensar em como pode ser complicado o processo de lavagem, sobretudo se queremos manter essa linda cor.

Por isso, queremos compartilhar com você 5 dicas de como lavar roupas coloridas corretamente. Assim você economizará dinheiro e manterá a sua peça como nova por mais tempo.

  1. Leia as etiquetas

No momento de adquirir uma nova peça, evite cortar a etiqueta, pois as recomendações do fabricante serão muito úteis na hora de lavar e de secar. A melhor forma de proteger a cor de sua roupa é fornecer a ela os cuidados adequados, que vêm indicados nas etiquetas.

  1. Faça um teste de desbotagem

Para evitar surpresas, realize um teste simples de descoloração antes de colocar a roupa colorida para lavar. Identifique as peças que você acha que podem desbotar, pegue uma parte pouco visível e umedeça com água quente. Coloque a parte umedecida em meio a um pano branco e passe o ferro, em temperatura alta. Pronto! Assim, você saberá quais roupas coloridas desbotam. Lave-as separadamente para evitar que manchem as peças mais claras.

  1. Use sabão líquido para a roupa colorida e amaciante o suficiente.

Para que as cores de suas roupas estejam sempre brilhantes, use um sabão líquido específico para roupas coloridas, o que ajudará a manter os tons das roupas. Lembre-se de que aplicar sabão líquido Ola nas roupas coloridas é essencial para mantê-las bem cuidadas e como novas, deixando-as muito mais macia e conservadas, e com um delicado toque perfumado.

  1. Selecione a temperatura e o ciclo de lavagem corretos.

Para evitar que a roupa desbote e se desgaste, use o ciclo de lavagem “delicado” ou “à mão”, com a temperatura da água a 30 °C. Para prolongar a vida útil de suas peças, cuide dos tempos de lavagem: entre 35 e 45 minutos são suficientes para lavar a roupa colorida com um nível de sujeira normal.

  1. Escolha o ciclo de secagem correto.

Escolha o ciclo de secagem de roupa “delicada” ou “antirrugas” e seque em temperatura baixa. Depois de terminado o processo da máquina, retire a roupa da secadora e pendure ou dobre imediatamente. Assim, você economizará tempo engomando a roupa e dimuirá o desgaste que o calor excessivo do ferro provoca em suas peças coloridas.

Também é recomendável considerar estas três dicas valiosas:

  1. Certifique-se de que sua roupa esteja completamente seca ao guardá-la. Se ainda estiver úmida, ela poderá estragar e também impregnar seu armário e suas gavetas de mofo.
  2. Para garantir que o ferro não desbotará as cores de sua roupa, certifique-se de passar regulando os níveis de calor. Primeiro, comece passando os tecidos que necessitam de menor temperatura, e deixe para o final aqueles mais grossos, que precisam de mais calor.
  3. Passe o ferro nas roupas pelo avesso, evitando que o calor as desbote ou desgaste.

Agora você já sabe como lavar a sua roupa colorida!

Relacionados

  • Conheça a temperatura ideal para lavar cada peça de roupa
    Saiba mais
  • Como lavar à mão roupas delicadas
    Saiba mais
  • Como fazer com que a roupa dure mais
    Saiba mais