Ola Família ®

Lavanderia pequena? Saiba como organizá-la para acomodar tudo

Muitas pessoas, na hora de planejar a organização e decoração de suas casas, acabam deixando a lavanderia de lado. Afinal, esse não é um espaço frequentado pelas visitas, e acaba sendo usado basicamente na hora da limpeza do lar, ou para lavar as roupas no dia-a-dia. Além disso, muitas residências têm lavanderias bastante compactas, o que dificulta na hora de pensar qual a melhor forma de organizá-las.

Mas um espaço pequeno não pode ser sinônimo de bagunça! Na verdade, justamente pelo fato de o cômodo ter pouco espaço é essencial uma organização bem planejada. Confira algumas dicas para fazer caber tudo em sua lavanderia, mesmo que ela seja daquelas pequenininhas, e facilite sua rotina.

O primeiro passo: listar tudo!

Antes de começar a ter ideias de móveis para guardar todos os produtos de limpeza, é preciso listar tudo o que você precisa guardar em sua lavanderia. Baldes, mangueira, aspirador de pó, vassouras, rodos, pás, sacos de lixo, panos, cestos, tábua de passar roupas… e, claro, produtos de limpeza, como Pinho Sol, Ajax e Ola, por exemplo.

Ao colocar todos os itens no papel, você saberá exatamente quanto espaço será necessário para acomodar todos os produtos.

Definir categorias

Com a lista em mãos, é hora de definir as categorias para classificar os produtos de limpeza. Isso é importante pois, na hora de guardar tudo, os produtos que têm finalidades parecidas estarão organizados juntos, facilitando a hora da faxina.

Então, separe tudo o que serve para lavar roupas, como os produtos da linha Ola, por exemplo, e também deixe os desinfetantes e limpadores multiuso, como o Pinho Sol e o Ajax, todos juntos. Se possível, separe os produtos de categorias diferentes em prateleiras igualmente diferentes, para organizar ainda melhor o espaço.

Espaço otimizado

Caso sua lavanderia não tenha móveis planejados, e também não acomode armários e estantes, você pode optar por prateleiras suspensas ou nichos instalados nas paredes. Ah, e lembre-se de deixar os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais de estimação!

Pendurar tudo o que for possível faz com que você aproveite o espaço vertical de sua lavanderia, deixando a menor quantidade possível de objetos no chão. Além de prateleiras e nichos, ganchos afixados nas paredes servem para pendurar vassouras, rodos e pás.

Salvar

Salvar

Relacionados

  • Descubra como organizar (e manter organizada) sua cozinha pequena
    Saiba mais
  • Como​ ​preparar​ ​a​ ​casa​ ​para​ ​receber​ ​visitas
    Saiba mais
  • Banheiros: organização e limpeza andam de mãos dadas
    Saiba mais